Asilo Bragança Paulista - SP

Antes de começar a história do asilo são vicente de Paulo, vamos começar com a história de MADRE PAULINA


Biografia de Madre Paulina

Fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição
Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira Santa do Brasil, nasce em Vígolo Vattaro, Trento, na Itália, aos 16 de dezembro de 1865. A segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Domênica Pianezzer, foi batizada no dia seguinte, com o nome de Amábile Lúcia Visintainer.
De família pobre, aos 8 anos trabalha na fábrica de tecidos, onde reparte seu lanche com as meninas mais pobres.
Em 25 de setembro de 1875, aos 9 anos de idade, vem para o Brasil, estabelecendo-se em Nova Trento, SC. Amábile cresce marcada pelo trabalho na roça e pela piedade recebida de seus pais. Dos 15 aos 25 anos, juntamente com Virgínia Nicolodi, dedica-se à missão que lhes confiara o pároco, Pe. Augusto Servanzi, SJ (sacerdote jesuíta): catequese às crianças, assistência aos enfermos e cuidados da Capela São Jorge. Entre 1888-1890, Amábile sonha, por três noites consecutivas, com Nossa Senhora de Lourdes, que lhe faz este pedido: "É meu ardente desejo que comeces uma obra; trabalharás pela salvação de minhas filhas!" Sem saber do que se tratava, Amábile deu seu sim ao pedido de Nossa Senhora, acreditando que Deus abriria os caminhos para a realização deste sonho. No dia 12 de julho de 1890, Amábile, juntamente com e Virgínia, sai da casa paterna, para cuidar de Ângela Lúcia Viviani, com câncer em fase terminal, transferindo-se para o casebre denominado Hospitalzinho São Vigílio, em Vígolo, Nova Trento, SC. Com este gesto de solidariedade, Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1894, por sugestão do superior da missão dos padres jesuítas, Amábile e suas amigas, Virgínia e Teresa Maule passam a residir na sede em Nova Trento, sem abandonar o apostolado na localidade de Vígolo. Em 1895, Nova Trento recebe a primeira visita do bispo Dom José de Camargo Barros que dá a aprovação diocesana à Congregação no dia 25 de agosto de 1895 e autoriza ao Padre Luiz Maria Rossi, SJ, a preparar as jovens para os votos religiosos.
Aos 07 de dezembro de 1895, acontece a Profissão Religiosa das 3 primeiras Irmãs, que passaram a assumir novos nomes: Amábile - Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus; Virgínia - Irmã Matilde da Imaculada Conceição; Tereza -Irmã Inês de São José.   No primeiro dia de fevereiro de 1903, Madre Paulina é eleita pelas Irmãs, Superiora Geral "ad vitam", isto é, por toda a vida, da nova Congregação. No mesmo ano, parte de Nova Trento para São Paulo, onde iniciam uma instituição de assistência aos idosos negros ex-escravos e crianças órfãs, junto ao Santuário da Sagrada Família, na Colina do Ipiranga. Assim era chamada a região onde, em 1822, fora proclamada a Independência do Brasil. Esta instituição existe até hoje, com o nome de Educandário Sagrada Família, onde são atendidas atualmente 160 crianças e adolescentes. Desta localidade dá-se a expansão da Congregação para o interior de São Paulo.
No ano de 1909, Madre Paulina é deposta do cargo de Superiora Geral da Congregação, pelo Arcebispo de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva. De espírito iluminado e numa atitude de obediência, acolhe com humildade esta provação e manifesta que seu único desejo é que a Congregação vá adiante e que Jesus seja conhecido, amado e adorado por todos, em todo o mundo. Em seguida, é enviada para Bragança Paulista, no interior do Estado de São Paulo. Vive e trabalha durante um ano na Santa Casa de Misericórdia, na assistência aos doentes e nove anos no Asilo São Vicente de Paulo,  entre os pobres  e idosos, sem poder nunca mais ocupar cargo algum na Congregação.
"Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, não pode produzir fruto". (João 12,24).
Madre Paulina viveu com intensidade o tempo que lhe foi destinado viver "embaixo da terra", provando sua santidade, assumindo a realidade e a missão que lhe foi proposta e vivendo profundamente a intimidade com Deus, chegando a dizer: A presença de Deus me é tão intima que me parece impossível perdê-la e esta presença proporciona à minha alma uma alegria que não posso explicar. Em 1918, é chamada pela Superiora Geral, Madre Vicência Teodora da Imaculada Conceição, para residir na Casa Madre, no Ipiranga, São Paulo, para servir de fonte à historiadora da Congregação e ser luz e orientação para as Irmãzinhas. Neste mesmo local, morre aos 09 de julho de 1942.
Atualmente este local é a sede das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (Casa Geral), onde reside a Coordenação Geral e encontra-se o Memorial Santa Paulina, que traz à luz a história da sua vida e missão da Congregação. Aos 18 de outubro de 1991, o Papa João Paulo II, proclama beata ou bem aventurada, Madre Paulina, em solene celebração realizada em Florianópolis, SC.

História do Asilo São Vicente de Paulo


História 
    
    Em Outubro de 1904, fundou-se em Bragança Paulista o Centro Católico Bragantino, entidade esta ligada a Igreja Católica Apostólica Romana. Um de seus objetivos era a construção de uma casa para oferecer assistência à população idosa. 
            Em 1906 foi lançada a pedra fundamental. Em 1909 tal entidade foi inaugurada sob a denominação de Asilo de Mendicidade São Vicente de Paulo. A partir de sua inauguração o asilo passou a ser administrado pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição cuja fundadora foi Madre Paulina. Portanto, esta entidade já vem atendendo a população idosa de Bragança Paulista e região à 107 anos , sempre administrada por essa congregação.
            O Lar São Vicente oferece acomodações onde os idosos podem ter seus momentos privativos e também seu convívio social com outros idosos, o ambiente e as atividades ajudam a alegrar esta fase da vida, muitas vezes salpicada com dificuldades e âmbito físico e emocional.




Estrutura

6.000 m² de área útil, gramada e bem arborizada. São 1.260 m² de área construída com 28 apartamentos, sala de estar, sala de visitas, salas de fisioterapia e posto de enfermagem, cozinha e refeitório.
Apartamentos:
Os apartamentos contam com uma área de 24 m², já mobiliada com cama, guarda-roupas, criado mudo, poltrona, cômoda, mesa, cadeiras e banheiro privativo.
Salas Especiais:
2 salas de Fisioterapia,2 salas de enfermagem
Pronta Assistência Dia e Noite:
Assistência médica e equipe de enfermagem a disposição 24 horas por dia, trocando de turno, são 13 no total.
Duas Fisioterapeutas que acompanha os pacientes que tem necessidades de tratamento com exercícios diariamente.
Especialização no Mal de Alzheimer: assistência especial dirigida ao tratamento da doença e também de outras moléstias.
A equipe de apoio conta com:
- Diretoria Executiva da Entidade composta por 7 membros.
- Nutricionista
- Fonoaudióloga
-Cozinheiras
-Camareiras.

Atividades
          Aqueles pacientes aptos são acompanhados em atividades externas de hidroterapia, passeios pela cidade, inclusive na área verde conhecida como “Jardim Público” na frente da sede do Asilo, assim como também em outros logradouros públicos da cidade.
            No próprio lar, existe uma dependência especial para o desenvolvimento de Pinturas e outros trabalhos manuais, sempre orientados por profissionais habilitados. TV a cabo, sala de jogos e sala de convívio social com os demais idosos da entidade.


Eventos

            Durante o ano o Lar São Vicente de Paulo, faz eventos para arrecadar fundos para se manter, todo mês tem um jantar e a divulgação é feita pelas missas, onde a população também participa. No mês de JUNHO, tem a tradicional “FESTA JUNINA”, em Bragança Paulista é a festa junina que mais lota de todas as igrejas, a festa é conhecida pelas caravanas, bandas, missas, brincadeiras, comidas e quadrilhas dos idosos e são três dias de festa.



Doações

Pra doar basta entrar em contato pelos telefones (11) 4033-0664 ou (11) 4033-0545 OU mandar um email para: lar_svp@hotmail.com.
Endereço: Rua Dr. Albino Dantas, 220 – CEP 12914-370
Bragança Paulista – SP (a 70 km de São Paulo)
Atendimento: 2ª a 6ª 08h00min – 16h00min